Por que o possível fim dos softwares de apoio é importante para a sobrevivência do poker online?

Fala galera!

Começo esse post pedindo desculpas aos leitores por não atualizar com frequência o blog, mas decidi escrever apenas quando tiver algum tema importante para ser tratado e que vale a pena o post, então vamos lá!

Meu amigo Ivan Ban Martins​ escreveu um post em seu blog colocando sua opinião contra o possível fim dos HUDs (heads up display) que pra quem não conhece, são aquelas stats que ficam na tela do jogador mostrando em números características dos jogadores nas mesas.

http://banmartins.com.br/2015/11/03/e-se-dermos-gg-para-o-hud/

Vale a pena a leitura!

Porém, como a Poker Stars justificou suas mudanças de acordo com o “equilíbrio da economia do poker” acredito que o fim do HUD vai ser algo bastante positivo para a manutenção desse equilíbrio, ou melhor para corrigir o desequilíbrio gerado pelo uso desses programas. Se formos pensar em todo o field do poker a maioria esmagadora são de jogadores recreativos, são eles que na sua totalidade geram lucro para a pequena porcentagem de regulares.

Então para conseguirmos manter esse equilíbrio que faz o mundo do poker girar os jogadores recreativos não podem ter tanta desvantagem em relação aos regulares geradas por esses softwares. Se formos pensar, já somos melhores nas estratégias gerais do jogo, os regulares ja tem uma vantagem absurda em cima dos jogadores inferiores, se for colocar ainda algo que sai da “capacidade humana” que são os trackers essa vantagem passa a ser desleal e acaba afastando os jogadores recreativos do poker online. É só levar em consideração a diferença entre poker online e live, onde no online os fields diminuem a cada dia, até mesmo torneios gigantes como Sunday Million e Main event do WCOOP deram overlay enquanto que no live temos eventos como BSOP e WSOP batendo recorde atrás de recorde. De onde vem essa diferença absurda?

Vi alguns comentários do tipo, “mas o HUD ta la pra td mundo usar é só o recreativo pegar e começar a usar”, vocês realmente acreditam que o recreativo que sustenta a economia do poker e que baseia sua estratégia no “feeling” vai querer mesmo se adequar a utilizar um tracker? Então a opção é nos adequarmos a esse field e não o contrário ou então vamos começar a jogar contra um field cada vez mais duro e seco sabendo que quem sustenta o poker online está trocando esse jogo pelo live. Isso sem entrar no mérito que apesar da Poker Stars ter um sistema de segurança extremamente eficaz o uso de trackers facilita demais a entrada de bots(robôs) no sistema, que é o maior temor de todos os jogadores e que inclusive aconteceu esse ano nos high stakes cash games.

http://www.pokernews.com/news/2015/06/suspected-bots-on-pokerstars-under-investigation-21860.htm

Pra finalizar sou totalmente contra as mudanças feitas no sistema vip com a diminuição drástica do rakeback principalmente para high stakes e que vai dar um balançada em toda a cadeia de jogadores do site com a justificativa do “equilíbrio da economia do poker online”. Mas sabemos que realmente se o objetivo fosse buscar tal equilíbrio o rake poderia também ser diminuído proporcionalmente, ou melhor, todo esse rakeback tirado dos high stakes poderia ser de alguma maneira redistribuído pra base do sistema que são os sistemas bronze-silver star. Aí sim teríamos um equilíbrio, mas sabemos que não tem a menor chance disso acontecer.

Abraços!

Anúncios

11 comentários sobre “Por que o possível fim dos softwares de apoio é importante para a sobrevivência do poker online?

  1. Boa noite Hugo, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo post, é sempre bacana ler o que um profissional do jogo pensa sobre determinado assunto. Com certeza agrega na forma de pensar o poker, não só na parte técnica, mas sim em todos os aspectos.
    abraço.

  2. Hugo, os softwares vão continuar gerando a estatisticas.. vc apenas não terá elas online, mas o que impede de um jogador ter uma máquina virtual lendo os HH, gerando as stats e nos breaks, os jogadores atualizarem as informações dentro dos Notes? Acha que isso não seria viavél? Quanto tempo demoraria para o reg atualizar o stat dos 9 jogadores que estão na mesa(ou 6 ou 4, sabe-se lá)? Acho que essa mudança não vai trazer o benefício que o PS espera levar para o recreativo.. o pagador de broca, não sabe do software, não tem interesse em saber e o mundo vai continuar do jeito que está…

    • Fala Kiko, comentário interessante inclusive ja discuti com outros regulares sobre essa questão. Acho bastante improvável pelo motivo que os softwares de apoio tem como principal objetivo fazer com que o reg jogue mais mesas tomando decisões rápidas que não conseguiria enxergar jogando sem o hud muitas mesas. Então o fato de rodar o hud numa maquina virtual vai de encontro com o principal objetivo dele que é a praticidade de estar com as stats faceis de pegar em poucos segundos. Por mais que de fato possa ter um outro regular que talvez consiga fazer isso , ja vai surtir grande efeito contra td o field que não vai mais.

  3. um hud ao meu ver nada mais é do que informação que nos ajudam a tomar decisões, um recreativo fraco mesmo q tenha a informação não saberá usa – la pq o próprio jogo é ruim, certo q é um jogo da mente mas também é de informação, e baseado nas informações fazemos estratégias, as informações q ele nos fornece são as que nós perceberiamos caso jogassemos menos torneios ao mesmo tempo, mas no poker é necessário ter volume pra ter lucro, simples assim!! Entendo mnt bem seu ponto mas se um recreativo joga apenas 1 mesa ele vai observar e ter praticamente as mesmas informações que nós com os huds, o choro é livre mas pra mim isso não passa de donks tiltados que sempre procuram alguma desculpa pelo próprio fracasso no jogo!!

    Ps: parabéns pelo post realmente é sempre bom ver a opniao dos mais afetados!!

    • Obrigado pela participação Rubens é sempre bom ter a opinião de lados opostos. Eu acredito que o poker online está cada dia mais dificil com fields menores e mais duros. O fato da maiorias dos regs jogarem com hud faz com que o jogo caminhe pro gto(teoria otimizada) mt rapido, o que faz com que a longo prazo o jogo seja praticamente resolvido matematicamente graças evolução das estratégias em cima dos huds. Isso vai acarretar maior variância e menos recreativos nas mesas online, por isso eliminar o hud imo seria uma melhoria e facilitaria o field inclusive.

      • Eu não jogo em outros sites de poker além do pokerstars, la comecei la fiquei, e não sei dizer como funcionam, mas provavelmente todos aceitam huds, será uma mudança mnt drástica. Acredito que se tidos os recreativos experimentassem os 30 dias do hm2 ou qualquer outro talvez nem veria diferença alguma no seu grafico, stats sem noção de jogo não adianta Nd, no meu caso o que vem me ajudando a evoluir não é o hm2 em si mas sim o SitNGo Wizard, ou Vc estuda ou não sai do canto, concordo com Vc que no final o longo prazo vira matemática mas isso é o jogo, na verdade essas novas medidas não vão prejudicar os pros Pq já tem anos e anos de grind, sabem mnt bem equidade de cada mão contra cada tipo de oponente, vai “ajudar” os recreativos e vai acabar atrasando a evolução dos futuros regs, que são os que mais estudam e abusam de softwares para evoluir! Por isso me revoltei quando soube, já foi difícil adquirir, quando vai chegando perto das ferias onde planejava realmente tirar proveito das ferramentas e me dedicar vem uma badbeat dessas, kkk

        Não me preocupo mnt Pq como já disse Oq ajuda um jogador de poker é o estudo e não o hud, se é necessário diminuir o volume Td bem, só vai atrasar a evolução de quem realmente quer chegar la, mas depois eu quero ver qual vai ser a desculpa que vão arrumar Pq estão perdendo, vão queimar os livros ou vão criar salas só pra recreativos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s